ResearchBib Share Your Research, Maximize Your Social Impacts
Sign for Notice Everyday Sign up >> Login

Revista Brasileira de Direito Processual Penal (RBDPP) (ISSN: 2525-510X)

PublisherInstituto Brasileiro de Direito Processual Penal (IBRASPP)

ISSN-L2525-510X

ISSN2525-510X

IF(Impact Factor)2024 Evaluation Pending

Website

Description

Das constantes discussões em grupos de estudos e de pesquisas, bem como de seminários científicos, tendo como um de seus objetos o Direito Processual Penal, surgiu a necessidade de intensificar a construção e o desenvolvimento científicos dos institutos desse ramo do Direito. A busca de um espaço próprio ao processo penal cria possibilidades de desenvolvimento científico crítico-construtivo. Por isso, o Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, fundado em março de 2010, lança a Revista Brasileira de Direito Processual Penal.
A revista, que a partir de 2017 adotará periodicidade quadrimestral (com três números por volume/ano), terá como objetivo primordial a produção de conhecimento científico de máxima qualidade, a partir de um processo editorial transparente, público e conforme com as diretrizes nacionais e internacionais sobre editoração científica e ética/integridade na avaliação dos manuscritos. Portanto, almeja-se criar espaço para um debate científico sério e consistente, que apresente reais contribuições ao aprimoramento da dogmática processual penal.
Portanto, a RBDPP terá como diferencial um consistente processo editorial de controle, avaliação e aprimoramento dos artigos submetidos, a partir da atuação dos seus editores e avaliadores, com conhecimentos específicos sobre as temáticas abordadas em suas seções e seu foco editorial. Por trata-se de periódico direcionado ao Direito Processual Penal, a revisão por pares será direcionada a partir das temáticas e objetos específicos dos trabalhos submetidos aos pareceristas que tenham produção científica diretamente relacionada. Assim, almeja-se a realização de avaliações sólidas e cientificamente fundamentadas, de modo a oferecer uma real contribuição no aprimoramento do manuscrito.
Com tal postura, a RBDPP enfrentará as dificuldades existentes aos periódicos em momento inicial de consolidação com a adoção de postura interamente comprometida com a qualidade científica do processo editorial e dos trabalhos publicados. Assim, embora em uma primeira fase a não qualificação na avaliação Qualis/CAPES se mostre como uma fragilidade, todas as medidas serão tomadas para a inserção da RBDPP em estratos superiores na primeira oportunidade possível. Além disso, outras medidas compensatórias serão adotadas, como a indexação do periódico em bases de pesquisa e a inserção de referências por DOI (Crossref), o que fortificará a consistência científica do conhecimento produzido.
Assim, juntamente à solidez propiciada pela vinculação ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal, a RBDPP buscará a sua consolidação como fonte científica confiável à dogmática processual penal, o que se reflerirá nos trabalhos publicados como uma marca de garantia de qualidade.

Last modified: 2016-08-22 10:27:36

Volumes