ResearchBib Share Your Research, Maximize Your Social Impacts
Sign for Notice Everyday Sign up >> Login

PLURAL (ISSN: 2965-1662)

PublisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

ISSN-L2965-1662

E-ISSN2965-1662

IF(Impact Factor)2024 Evaluation Pending

Website

Description

PLURAL – Revista de Psicologia UNESP Bauru (ISSN 2965-1662) é um periódico científico vinculado ao Departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru. Sua linha editorial consiste em publicar textos originais de Psicologia em suas diversas áreas, considerando suas interfaces, reconhecendo a diversidade dos fenômenos psicológicos, de suas abordagens e dos campos da realidade em que incidem. A revista está comprometida com o fomento à interdisciplinaridade, à reflexão crítica sobre as teorias e práticas nesses campos, bem como com a produção de um corpo sistematizado de conhecimento em sintonia com as demandas sociais e com a promoção de saberes.
As áreas específicas para publicação são:
Psicologia e Educação: artigos nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicologia Escolar e Psicologia da Educação que investiguem ou discutam processos socioeducativos e/ou educacionais.
Psicologia e Saúde: artigos nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia da Saúde, Psicologia Hospitalar, Avaliação Psicológica, Prevenção e Tratamento Psicológico que investiguem ou discutam a relação entre indivíduos ou grupos em temas relacionados aos aspectos e processos psicossociais nos mais variados enquadres de estudo e de intervenção.
Psicologia e Sociedade: artigos nas diversas áreas da Psicologia Social, bem como suas interfaces com as ciências humanas e sociais, que investiguem ou discutam relações interpessoais, de classe, processos grupais e estruturas sociais, papéis sociais e processos de identificação, relações étnico-raciais e de gênero na constituição de identidades, promoção da cidadania e dos direitos humanos, considerando os processos de subjetivação em seus contextos socioculturais e político-econômicos.
Psicologia e Trabalho: artigos que apresentem resultados de pesquisas e intervenções abrangendo a relação que se estabelece entre o ser humano, o trabalho e a organização, bem como sobre ressonâncias sentidas individual, coletiva e socialmente em decorrência de tal relação (a saber: qualidade de vida no trabalho, saúde do trabalhador, fatores psicossociais de risco ou promotores de desenvolvimento profissional, comportamento organizacional, políticas e práticas de gestão de pessoas, fenômenos organizacionais, etc.). Também pesquisas e intervenções nas áreas de Orientação Profissional e de Carreira que investiguem ou discutam processos psicossociais no contexto do trabalho, da educação para o trabalho e das organizações.
História e Filosofia da Psicologia: artigos teórico-conceituais dos fundamentos históricos e filosóficos da psicologia, bem como na interface com a história ou a filosofia das ciências em sua abordagem dos processos psicológicos, de subjetivação, da ciência ou fenomenologia.
Pesquisa Básica em Psicologia: artigos com pesquisas empíricas originais que estudem os processos mentais e comportamentais, incluindo: senso-percepção, motricidade, motivação, emoção, memória, cognição, personalidade, linguagem e aprendizagem. Também inclui suas interfaces com as Ciências Biológicas e com as Neurociências.
Psicologia e Humanidades: artigos que abordem fenômenos psicológicos e processos de subjetivação na interface com áreas das humanidades ligadas às Artes, Literatura, Design e Comunicação, considerando formações simbólicas e âmbitos socioculturais específicos em suas mediações estéticas, semióticas e ético-políticas.
Os manuscritos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores; as opiniões e juízos contidos nos artigos não expressam necessariamente aqueles relativos à Comissão Editorial.

Last modified: 2023-03-31 22:20:59

Volumes

  • No Archives